quarta-feira, 15 de junho de 2011

CONUNE: Oposição de Esquerda vence eleição na UFPA

A chapa 2 Convite à Luta, composta pelos coletivos Vamos à Luta, Romper o Dia, Consulta Popular, Contraponto e independentes venceu o processo eleitoral para tiragem de delegados para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE) na Universidade Federal do Pará.

A chapa 2, da Oposição de esquerda obteve 1753 votos (61,2% da votação) ficando com 26 delegados e a chapa 1, composta por UJS, Kizomba e JSPDT, 1114 votos (38,8%) elegendo 17 delegados.

Para Natasha Machado, do Coletivo Vamos à Luta, do DCE UFPA e membro chapa 2, “a eleição do CONUNE na UFPA demonstrou que existe um novo momento na universidade. Os estudantes da UFPA optaram por um setor que expressa que a situação do ensino não está bem, que os cortes do governo no orçamento da educação refletem diretamente na falta de bebedouros, com filas no RU, salas quentes e faltas de professores.

Para lutar contra isso é que deve existir movimento estudantil na universidade e o Congresso da UNE deve servir para que a Oposição de Esquerda organize os estudantes a não serem enganados pelo discurso da majoritária de que a situação da educação vem melhorando. O REUNI inchou a UFPA e não temos novos investimentos. Essa é a realidade, frisou.

O resultado dessa eleição deve ser canalizado para o dia a dia na sala de aula e nos centros acadêmicos. Assim, poderemos construir um calendário de mobilizações na UFPA que possibilite a universidade sair da crise que se encontra”, finalizou a diretora do DCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário