domingo, 10 de junho de 2012

Estudantes da UFPA votam apoio à greve dos professores e calendário de mobilização


Os estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizaram uma assembléia na manhã de ontem, 29/05. A reunião contou com a presença de cerca de 250 estudantes e teve como ponto de pauta a greve dos professores, que ocorre desde o dia 17/05, e os problemas existentes na UFPA, como filas no RU e pouco investimento em assistência estudantil, bem como a necessidade de um calendário de mobilização dos estudantes.

Os encaminhamentos aprovados foram o apoio dos estudantes a greve dos professores, uma pauta de reivindicação que será entregue a reitoria da universidade e a construção de um calendário que será encaminhado pelo comando local de mobilização, criado para fortalecer e ampliar a pauta dos estudantes que encaminharam construir reuniões nos cursos para mobilizar os estudantes contra os problemas que existem hoje na UFPA.

Segundo Zaraia Guará, do Coletivo Vamos à Luta, a realização da assembléia é um passo importante para avançar na mobilização dos estudantes na universidade. “Desde o ano passado estamos realizando atos contra os problemas que só crescem dentro da UFPA e o que o reitor Maneschy tem feito é só prometer. Não bastassem as filas e a demora no RU, que atinge a todos os estudantes, agora até as salas de aula estão com suas estruturas comprometidas em vários cursos, como em economia, por exemplo, onde o ar condicionado de uma sala pegou fogo”.

Zaraia disse ainda que “os estudantes da UFPA já perderam a paciência. Devemos aproveitar esse momento em que nossos professores lutam por melhores condições de trabalho e contra os cortes de Dilma na educação e unificar nossas pautas em uma grande mobilização em defesa da educação e contra o sucateamento do ensino imposto pelo governo federal.  A marcha a Brasília, no próximo dia 05/06, é uma oportunidade que não devemos perder de unir nossas lutas e encaminhar um calendário de mobilização que derrote os ajustes do governo e melhore a realidade de nossas universidades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário