sábado, 30 de abril de 2011

Belém: Estudantes conquistam congelamento da passagem em audiência

Mais de 400 pessoas ocuparam a sede da prefeitura de Belém para barrar o aumento da tarifa
 
Os estudantes de Belém realizaram uma poderosa mobilização na manhã dessa sexta-feira, 29/04, quando mais uma vez protestaram contra o aumento da passagem de ônibus e por transporte público de qualidade.

 

Saindo do Colégio Ulysses Guimarães, os secundaristas foram aos poucos tomando as ruas do centro da cidade, passando por outras escolas m obilizando, como no Deodoro de Mendonça e o Orlando Bittar. O ato foi reforçado mais ainda, quando na Avenida Presidente Vargas os estudantes da UNAMA chegaram num ônibus e os manifestantes seguiram em passeata até a prefeitura.

 

Chegando na sede do governo municipal, depois de muito pressionar, os estudantes conseguiram que a audiência acontecesse. A princípio os representantes da CTBEL e da prefeitura não queriam decidir nada e defenderam os argumentos das empresas de ônibus que falam que renovaram a frota e aumentaram o número de veículos circulando, argumentos que foram contundentemente desmentidos pelos representantes do Sindicato dos Rodoviários de Ananindeua e Marituba (SINTRAM) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais (SINTSEP-PA). Depois que os estudantes ameaçaram ocupar o prédio, a mesma cedeu e declarou que não haverá aumento da passagem até a próxima reunião do Conselho Municipal de Transportes, que acontece no dia 12/05.

O Coletivo Estudantil Vamos à Luta junto com o Grêmio UG e o DCE UNAMA entendem que estamos diante de um fato histórico em nossa cidade. Nunca antes a prefeitura havia recebido o movimento estudantil para tratar do transporte público. Até agora os empresários de ônibus não conseguiram aplicar o reajuste da tarifa para R$2,15 como pretendiam no mês de janeiro. A mobilização dos estudantes e trabalhadores tem sido decisiva para por em xeque mais esse ataque. Vai ser seguindo mobilizados que esse ano a população vai garantir que em 2011 não haja aumento da passagem em Belém e que esse processo seja um exemplo para que nos outros estados do Brasil se consiga barrar o aumento e seja garantido transporte público de qualidade. Vamos à Luta!

Veja as fotos no Blog do Vamos à Luta Nacional:

Nenhum comentário:

Postar um comentário