terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fora Mubarak!: oposição intensifica protestos no 15º dia de manifestações


A oposição decidiu intensificar a partir desta terça-feira (08/02) as manifestações em protesto ao governo do presidente do Egito, Hosni Mubarak. No 15º dia de protestos no país, milhares de pessoas ocuparam nesta manhã a Praça Tahrir – local de concentração das manifestações no Cairo. Os manifestantes dormiram em tendas e cobertores, alguns se abrigaram perto dos tanques do Exército, estacionados nos arredores da praça.

Uma grande faixa com a inscrição "O povo exige a saída do regime" está estendida sobre o conjunto de tendas e lonas. Os protestos começaram no último dia 25. A ocupação da praça se tornou o símbolo da revolta anti-Mubarak. Pelas Nações Unidas, cerca de 300 pessoas morreram e 3 mil ficaram feridas.


Leia mais:

Protestos no Egito seguem pelo 14º dia; negociações entre governo e oposição continuam

Wikileaks: Omar Suleiman tem plena confiança de Mubarak e dos EUA

Durante FSM, Carvalho diz que Brasil tem posição cautelosa e não pedirá saída de Mubarak


Mubarak anunciou ontem (07/02) a formação de uma comissão de inquérito para apurar a violência ocorrida durante a série de protestos. Houve confrontos entre oposicionistas e favoráveis ao atual governo. Também foram registradas censura e agressões a jornalistas.


O primeiro-ministro, Ahmed Chafic, pediu publicamente desculpas pela violência e exigiu a abertura de um inquérito. Há pouco mais de 29 anos no poder, Mubarak é acusado de corrupção, desvio de recursos públicos e autoritarismo. Ele avisou que não pretende concorrer as eleições em setembro na tentativa de manter-se no poder.


Porém, a oposição quer mais. Para os líderes oposicionistas, Mubarak deve deixar o poder, promover a transição, libertar presos políticos, suspender ações de censura e pressão sobre a liberdade de expressão e autorizar a instalação de uma Assembleia Constituinte. 

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário