sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A luta continua: VITÓRIA DOS TRABALHADORES E DA JUVENTUDE

VITÓRIA DOS TRABALHADORES E DA JUVENTUDE

Acaba de ser noticiado em todos os jornais que a prefeitura de Belém, através da CTBEL não aceitou de imediato a proposta de reajuste da passagem de ônibus, para R$ 2,15, apresentada pela $ENTRAN$BEL. Nós do coletivo Vamos à Luta, que fomos parte importante das mobilizações contra o aumento consideramos uma primeira vitória para toda população que é usuária do transporte coletivo. Em nossa cidade há mais de 10 anos a tarifa de ônibus é reajustada para engordar o bolso dos empresários.

Qual a explicação?
A movimentação da prefeitura de Belém é para evitar maiores desgastes. Isso porque, nossa cidade passa por muitos problemas. Vai para debaixo d´água depois de qualquer chuva. O pronto socorro e as unidades de saúde estão largadas. O prefeito Duciomar está no cargo por uma liminar judicial, depois de quase perder o mandato. Perseguiu ambulantes, as vans e moto-taxi, e agora a CTBEL e a prefeitura estão sendo questionadas sobre o aumento da passagem. Por isso, querem fazer de tudo, para que não saia na imprensa o tema do reajuste e tirar a prefeitura do alvo de críticas.

Não haverá reajuste da tarifa?
As matérias noticiadas pela imprensa falam que a CTBEL recusou a proposta de aumento para R$ 2,15, mas não está descartado que possa haver reajuste. No Diário do Pará, a superintendente da CTBEL afirma que o órgão fará estudo que levará de um a seis meses e que ao final irá decidir sobre o aumento. Quer dizer que mês que vem podem concluir que devem aumentar a passagem.

E agora, o que fazer?
Em 17 capitais está se discutindo reajustar a tarifa do transporte coletivo e em há um processo de mobilização em cidades importantes como SP, Vitória (ES) e Aracajú. Em Belém, a imprensa noticia cada movimentação das atividades contra o aumento. O primeiro ato que realizamos conquistou uma audiência pública com a prefeitura para o dia 23/02.

Por isso, nós do Vamos à Luta, junto com o DCE-Unama, o SINTSEP e o SINTRAM, exigimos uma posição oficial da prefeitura contra o aumento da tarifa, ao mesmo tempo em que queremos debater sobre a qualidade dos ônibus, a regulamentação das vans e moto-taxi e as condições de trabalho dos rodoviários. Por tudo isso:

TODOS À AUDIÊNCIA PÚBLICA, no cine Olympia, quarta-feira, dia 23 às 09:00 da manhã.

Coletivo Estudantil Vamos à Luta

Um comentário:

  1. E isso ai pessoal!
    Estão todos de parabéns pela vitória, pois, assim percebe-se que possui pessoas dipostas a luta, e principalmente do lado dos oprimidos que saõ os que mais sofrem com as decisões incorentes com a do aumento da tárifa de ônibus, que no mínimo iria apenas prívilegias as elites das empresasm de "transporte público".

    ResponderExcluir