terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Todo apoio a luta dos secundaristas do Colégio Pedro II no RJ

Protesto de estudantes do Colégio Pedro II contra calor na sala de aula termina em confusão com policiais


Estudantes dos três anos do ensino médio do Colégio Pedro II, em São Cristóvão, muitos vestidos com biquínis, sungas, óculos de mergulho e bóias, fizeram um protesto, no início da tarde desta segunda-feira, contra o calor nas salas de aula. Segundo eles, que apelidaram a manifestação de "Sauna de aula, não!", a temperatura atrapalha o aprendizado e prejudica principalmente aqueles que estão no terceiro ano, em plena preparação para o vestibular. A ideia teria surgido de alguns professores insatisfeitos com as condições de trabalho.

- A reivindicação dos meninos é justa. O Rio está cada vez mais quente, nada justifica a falta de ar condicionados nas salas. Além disso, os poucos ventiladores são muito barulhentos, fazem com que o professor tenha um esforço vocal muito grande. Eu mesmo já tive problemas na voz por causa disso - argumenta o professor de Matemática Eduardo Vicente, que leciona na escola desde 1997.

A manifestação começou ao meio dia. Por volta das 14h, sob a alegação de que os alunos estavam atrapalhando o trânsito, policiais militares jogaram spray de pimenta nos menores e chegaram a agredi-los com cacetetes. Um estudante, de 17 anos, foi apreendido.

- Eu estava andando em direção à calçada, quando os PMs vieram pra cima de mim. É uma arbitrariedade, nosso protesto é pacífico e só queremos uma escola melhor - reclama outro estudante, de 17 anos, um dos alvo da repressão dos policiais durante a manifestação.

Até o momento, a direção da escola não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. O diretor do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (Sindscope), professor Selmo Nascimento, e a vice-presidente da Associação de Docentes do Colégio Pedro II (ACDPII), Heloísa Levcovitz, convocaram uma reunião entre as duas organizações, os grêmios estudantis e a direção da unidade, mas o encontro ainda não está confirmado, nem tem previsão de data.
 

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/protesto-de-estudantesdo-colegio-pedro-iicontracalor-na-sala-de-aulatermina-em-confusao-com-policiais-1112499.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário