quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fórum do transporte: Estudantes querem barrar reajuste de passagens

Edição de 16/02/2011 do jornal O Liberal

Eles organizam uma série de ações para contestar a proposta dos empresários
O aumento da passagem de ônibus é um dos principais temas a serem discutidos em um fórum de entidades estudantis e sindicais, que será realizado amanhã (17), às 18h, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Pará (SINTSEP-PA). A ação faz parte de um conjunto de mobilizações, até o dia 23 deste mês, data da audiência pública que tratará da questão com órgãos públicos municipais, empresários e representações da sociedade civil. "Nossa ideia é mostrar para a população como funciona esse reajuste no preço da passagem de ônibus, que é feito todos os anos no país inteiro. Vamos preparar as pessoas, apresentar argumentos para que, no dia da audiência pública, os argumentos dos empresários não sejam facilmente digeridos", afirmou a representante do Coletivo Estudantil Vamos à Luta, Samantha Caldas. Também estão envolvidos na organização do fórum o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade da Amazônia (Unama) e Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba (Sintram).

Samantha classifica como "extrema" a proposta dos empresários de reajustar a tarifa de ônibus de R$ 1,85 para R$ 2,15 e argumenta que, juntamente com os cortes de verbas para as áreas sociais, saúde e educação, anunciados pelo governo federal, o reajuste da passagem penaliza ainda mais a população de baixa renda. "Os empresários sempre dizem que o aumento na tarifa é necessário para investimento em melhorias nos veículos e uniformes dos funcionários, por exemplo, mas esses benefícios nunca se tornam reais", observou. "Os preços sobem sempre acima da inflação. Basta observar o preço da cesta básica, as mensalidades escolares, entre outros. Não podemos permitir que seja tirado mais dinheiro da população sem o investimento em condições mínimas de sobrevivência", disse o representante do DCE da Unama, Rogério Guimarães. Ele informou que, durante as manifestações, também serão discutos outros assuntos, como a melhoria nos serviços de transporte coletivo e regulamentação do transporte alternativo.

Hoje, os estudantes farão panfletagem nos principais cursinhos de Belém, mobilizando para a reivindicação do direito à meia-passagem a quem faz o pré-vestibular. Amanhã, 17, haverá panfletagem nos colégios Impacto e Ideal da avenida Alcindo Cacela; já na sexta-feira, 18, os estudantes vão se organizar em frente ao shopping Castanheira; no sábado, 19, a mobilização pela manhã será no centro comercial de Belém, com saída do Museu do Índio, e à tarde haverá plenária na sede do SINTSEP, na travessa Mauriti, 2239, entre as avenidas Visconde de Inhaúma e Duque de Caxias. Todas as ações são abertas ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário